Alimentos e infecções na gravidez


Uma das maiores dúvidas para mulheres que descobrem que estão grávidas é entender o que pode ou não ser ingerido na gestação e quais reações podem causar no bebê a ingestão de tal alimento.

Algumas substâncias podem ser bastante termogênicas e acelerar/estimular muito o metabolismo, o que pode provocar alterações ruins ou até abortivas ao bebê, por isso deve ser consumidas com bastante moderação ou até evitadas. Alguns exemplos são os chás, cafés (mesmo os descafeinados), canela, hibísco, chocolate, entre outros.

Já alguns alimentos podem ser possíveis transmissores de doenças e infecções graves e para as grávidas podem ser extremamente prejudiciais, pois podem causar aborto, nascimento prematura ou de bebês com várias limitações ou problemas de saúde. Veja quais infecções são essas e quais alimentos devem ser evitados:

Proteja seu bebê

Listeriose (carnes e laticínios)

A Listeriose, provocada pela bactéria Listeria Monocytogenes, é uma infecção rara, mas mesmo assim deve-se ter muito cuidados ao ingerir os alimentos transmissores, pois seus sintomas são semelhantes aos da gripe e da gastroenterite e ela pode provocar abortos ou natimorte.

Evite alimentos como:

  • Fígado e pates de fígado:
  • Laticínios não pasteurizados, especialmente queijos macios, como brie camembert e queijos azuis;
  • Comidas congeladas e pré prontas, especialmente que contenham frutos do mar e frango;

Toxoplasmose (carnes)

É uma doença geralmente assintomática (não apresenta sintomas), porém provoca sérios problemas para o bebê. Causada pelo contato direto com o Toxoplasma Gondii, organismo encontrado em fezes de gatos, carne grua (principalmente de porco) e leite de cabra não pasteurizado. A areia em frutas e vegetais pode estar contaminada também, por isso cuidado especial ao lavar os alimentos e evitar comer vegetais fora de casa (em restaurantes por exemplo).

Evite alimentos como:

  • Carne mal cozida (churrasco com carne mal passada);
  • Carne de porco;
  • Comida japonesa;
  • Vegetais e folhas mal lavadas

Salmonela (ovo e aves)

A salmonela é a infecção causada para bactéria Salmonella e pode provocar intoxicação alimentar bacteriana. Isso geralmente não afeta o feto, mas qualquer doença com sintomas de temperatura alta, vômitos, diarreia e desidratação pode provocar aborto ou parto prematuro.

Evite:

  • Receitas a base de ovos onde esses estejam mau cozidos ou cru (omeletes, ovos mexidos). Tenha certeza que o ovo foi bem processado e a receita não está crua ou mal passada.
  • Receitas com frango ou outras aves também crua ou mal cozida.

Gostou das dicas? Comenta ai e vamos ajudar outras pessoas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.