Café da manhã de Natal

Na manhã de Natal o pessoal pode acordar um pouco incomodado com a comilança da noite anterior né? Que tal preparar um lanche super gostoso no café da manhã que seja revigorante e ajude a melhorar o ânimo.

Prefira alimentos desintoxicantes. Evite carnes, presuntos, ovos, Bacon, pães e doces muito calóricos e pesados. Prefira sucos de abacaxi com hortelã, laranja, laranja com morango, couve com laranja ou limão que ajudam a limpar o organismo. Além disso, faça um bela salada de fruta com laranja, maça, mamão e banana. Pães com alface, tomate e um patê leve de berinjela ou somente um requeijão também são super gostosos.frutas

Como sempre sobra um pouco da ceia de Natal, muitas famílias tem o costume de, no almoço de Natal, fazer aquela farofa do Peru ou Pernil (ou tudo junto) e continua a comilança novamente. Com isso, um café da manhã mais leve e desintoxicante é sempre bom para não deixar todo mundo passando mal.

Lista de alimentos desintoxicantes para a amanha de Natal:café da manhã de natal

Alimentos

Maça, amora, morango, abacaxi, melancia, laranja

Cereais como aveia, granola, linhaça, semente de chia

Pães integrais e de cor mais escura para são mais ricos em nutrientes

Requeijão light,

Queijo tipo minas frescal ou ricota

Mamão em fatias

Bolachas de água e sal

Salada de frutas

Pães com legumes, estilo sanduíche natural ou bagueta recheada

Bebidas

Bastante água

Limonada

Sucos com couve (couve com laranja ou limão)

Chá verde

Laranja com morangofrutas e saladas de frutas

Evite:

Carnes ou derivados como presunto, bacon, apresuntado

Queijo tipo mussarela

Ovos mexidos

Pães recheados, roscas muito adocicadas

Rabanada, fritura

Gostou? Comente ai!

Como escolher o melhor azeite

As sociedades médicas e vários estudos a cada dia comprovam mais a eficácia do azeite na nossa dieta. Os benefícios são vários: anti-inflamatório, abaixa os níveis de colesterol ruim (LDL), anti-oxidante, ajuda a prevenir doenças degenerativas e cardíacas, também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL). Além de todos esses benéficos, o sabor é incrível, porém existem alguns cuidados  necessários para escolher o melhor azeite e usufruir o melhor que esse produto pode dar.

Extra virgem ou virgem?

A diferença entra esses azeites esta no nível de acidez. Quanto menos acido mais puro, quanto menos acido melhor! A recomendação é que o azeite tenha acidez abaixo de 0,8% sendo então extra virgem.

Azeite Virgem: entre 0,8% e 2% de acidez
Azeite Extra virgem: até 0,8% de acidezazeite e folha

Azeite com acidez acima de 2%, além de não serem tão bons, tem misturas com outros óleos, como de soja, o que compromete ainda mais a qualidade. Então o melhor mesmo é o azeite extra virgem, com acidez abaixo de 0,8%.

Cuidados na compra

  • Azeite melhor é azeite armazenado em vidro e de cor escura (verde escuro, azul ou preto), por que a luminosidade altera as propriedade e diminui a qualidade do produto.
  • Não se engane, azeites importados não são sempre os melhores, quanto mais velho ele fica menor a qualidade dele e esses azeite vindo do exterior ficam embalados por muito tempo, exposto de qualquer forma. Então, opte por produtos nacionais colhidos, processados e envazados pela mesma empresa, o que garante que o processo seja mais rápido e o azeite esteja mais fresco e puro.
  • Veja se a extração foi à frio, esse tipo de extração garante ainda mais a qualidade e o sabor da azeitona.
  • Na côngola, pegue o azeite que estão escondido lá atrás, pois esse ficou menos exposto à luz.
  • A cor do azeite não determina a qualidade, pois depende do tipo e época da azeitona e isso não independe que seja melhor ou pior.azeites

Como e quanto usar

No sul da Europa a população consome em média 2 colheres de sopa de azeite por dia ou até mais e essa é a recomendação da agências reguladoras do produtos e das sociedades médicas. Porém, esse produto não deve ser cozido ou usado para frituras e refogados demorados (altas temperaturas), pois as grandes temperaturas comprometem a qualidade e acaba se tornando igual ou pior ao óleo de soja. O melhor é usar nas saladas, refogados rápidos com baixa temperatura, finalização de pratos e molhos.

Gostou? Comente ai.

Berinjela emagrece e previne doenças: dicas e receita

A berinjela é conhecida por conter poucas calorias e por isso ajuda no emagrecimento, se usada para substituir outros alimentos calóricos. Ela é composta de 92% de água, possui pequenas quantidades de vitamina B5 – protege a pele, ajuda a regularizar o sistema nervoso e digestivo –  e sais minerais (cálcio, fosforo e ferro) – ajuda na formação dos ossos e dentes, músculos e na coagulação do sangue.

Como escolher: As berinjelas mais saborosas são aquelas mais pequenas e  firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes e são mais amargas.

Berinjela

Como tirar o sabor amargos da berinjela: Salgue-a antes do preparo (cozimento), corte-as, salgue e deixe descansar por meia hora. Lave depois e deixe secar.

Não frite a berinjela: Ela tem um textura esponjosa e por isso absorve muita gordura (4 vezes mais que a batata frita), por isso cuidado.

Prevenção de doenças: A berinjela tem alguns componentes que atuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arteosclerose e assim também alguns problemas referentes ao fluxo de sangue. Ela ajuda nos tratamentos de Gota, Reumatismo, Asma, Diabetes, Inflamações na pele, Artrite e bronquite.

Além dessa doenças, a berinjela pode ajudar combater problemas digestivos e no fígado, pois ela tem ação nutritivo, digestiva e laxante, por isso é indicada para casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. Também é ótima para prevenir a hipertensão reduzindo o colesterol.

Dica: Berinjela junto do suco de laranja, em jejum ou deixá-la de molho, na geladeira, e beber a água aos poucos durante o dia também ajuda no controle do colesterol.

Receita:

Berinjela Assada

Ingredientes:

6 berinjelas pequenas
1 colher (sopa) de vinagre
1 xícara (chá) rasa de pão italiano ralado
1 ovo
1 clara
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de orégano
3 fatias médias de queijo minas fresco
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Berinjela Assada

Preparo:

Corte as berinjelas ao meio e cozinhe por 15 minutos em água temperada com o vinagre. Escorra e deixe esfriar. Bata ligeiramente os ovos e misture com pão ralado, salsa, orégano e sal.

Escave as berinjelas, reservando as cascas e misture o miolo com os ingredientes acima. Forre a casca de cada berinjela com metade da fatia de queijo e coloque a massa de berinjelas por cima, polvilhe parmesão e leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido para dourar, por cerca de 20 minutos.

Gostou? Comente ai.

 

 

Spa de Final de Semana

Durante toda a semana você pode trabalhar, mas no final dela é bom que encontre um local onde você possa alem de se alimentar bem emagrecer um pouco. Optar pelos spas de finais de semana tem sido uma prática de muitas mulheres para emagrecer nos tempos livres e descansar a mente do trabalho.

Uma das clínicas que realiza este trabalho é chamada de Gamela Eco Resort e em conjunto com Programa de Emagrecimento Vigilantes do Peso a mulher terá um tratamento adequando com a adição de reeducação alimentar. Para isso será acompanhada com nutricionista, massagistas e profissionais da área da saúde.

tratamento na face em spa

Muitas casas de Spa trabalham com este pacote que tem como fim adequar o organismo ao emagrecimento. É claro que existem outro enfoques do tratamento como a terapias para relaxamento através de banhos relaxantes e massagens. O ideal não é apenas se preocupar com a alimentação mas descansar mente e corpo em um hotel/pousada com spa. Já é possível encontrar casas em São Paulo, Rio e Minas Gerais que trabalham especificamente com pousadas e spa em um mesmo ambiente. Procure em sua cidade através da lista telefônica ou sites.

Bolo de aniversário para festa infantil de meninas

Toda menina precisa de receber muito carinho, especialmente no dia do seu aniversário. Além da festa infantil ter uma temática que ela gosta, o bolo também pode ter o mesmo tema para acompanhar a decoração de uma festa infantil. Um dos bolos que mais tem saído é com a decoração Hello Kity, mas qualquer um que tenha a cor rosa e trabalhe com bichinhos também é uma boa pedida para meninas.

Com relação à quantidade de camadas ou andares, quanto mais alto for o bolo mais bonito ele será. Os preços ficam mais caros quando há diversas camadas, mas é preciso ponderar se a necessidade de ter tantas camadas visto que na festa poderá ter outros tipos de alimentos que complementa. Não é recomendado que use bolo gelado dentro de um bolo de mentira. É especial que o bolo seja de verdade e que acompanhe a decoração da festa. Sempre quando se contrata um buffet para festas infantis a decoração já vem inclusa no pacote contratado.

Restaurante Uberlândia

Comer bem é uma questão de bom gosto, por isso se deve procurar por um bom restaurante em Uberlândia quando estiver de passagem ou quando deseja ter alguns momentos com amigos, negócios ou a trabalho. Há tanto restaurantes de alto requinte quanto mais simples, mas todos fazem uma excelente culinária mineira. Veja abaixo alguns da grande lista dos melhores da cidade:
restaurante barolo uberlandia

Restaurante Barolo:
AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA, 1331 :: LOJA 117 :: CENTER SHOPPING
BAIRRO SANTA MÔNICA :: TELEFONE: +55 (34)3210-1004

Monte Líbano:
Av. Cipriano Del Fávero, 640 – Centro
CEP 38400-106 – Uberlândia – MG 0 (34) 3234-1212

Amaretto:
R. Augusto César, 321 – Tabajaras
Uberlândia – (34) 3231-1212

Chá verde: saúde e dieta

O verdadeiro chá verde é feito da infusão das folhas da planta Camellia sinensis. Por isso não se engane quando for comprar. Nas imagens abaixo você pode ter a certeza que ele tem o formato e cores segundo apresentado. É uma bebida muito saudável e ao contrário do que todos pregam, o chá verde serve muito mais do que uma simples dieta.

folhas-cha-verde

Para início veja as recomendações específica para que ao fazer o chá não se perca os nutrientes necessários para obtenção de bons resultados da bebida. Nunca deixe a água fervendo para colocar a folha do chá verde na tigela, isso porque se assim o fizer, as folhas deixarão um gosto muito amargo e você não terá prazer em tomá-lo.

cha verde na tijela

Com a água morna, ou um pouco mais quente, fora do fogo e não fervendo, adicione as folhas que dão origem ao chá verde sobre a água e aguarde de 3 a 5 minutos. Não faça uma bebida para vários dias, sempre tome chá verde fresco e do dia, pois os nutrientes podem se perder de um dia para o outro.

Para quê tomar este chá tão amargo? Já foram feitos muitos estudos responsáveis e científicos, o que comprova a importância e interesse da comunidade acadêmica à folha do chá verde. Principalmente, é uma bebida diurética, o que já comprova o seu poder e benefício para a limpeza natural de um organismo. Em lista, veja outros benefícios:

  1. rico em substâncias antioxidantes;
  2. evitam a ação destrutiva de radicais livres;
  3. auxílio na prevenção do câncer;
  4. uso para anti-envelhecimento;
  5. mais comum em queima de gorduras.

cha verde no copoQuanto a questão de dieta e saúde, os componentes da folha de chá verde são manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2 sendo por isso que tudo que se aplica este nutrientes também pode ser levando em conta para seus benefícios, o que comprova que é um alimento muito mais do que saudável, mas rico em recursos para o organismo humano.

O prepara é simples e deve ser feito com a folha seca em água morna ou fervente. Ocorre que a regra a ser seguida é que não se pode deixar o chá para o dia seguinte pois as propriedades e nutrientes da bebida podem ser perdidas. Por isso tome sempre o chá verde no mesmo dia em que foi preparado.

Como emagrecer comendo mais

Hoje abro as portas do blog para uma dica que tenho experiência própria. Trata-se de como eu emagreci comendo mais, mas com algumas regras. A forma de falar pode ser estranha, mas foi exatamente isso que me aconteceu e para isso segui os seguintes passos:comer-bem-alimentos

Passo 1: Feche a boca. Sim, claro, não se pode emagrecer a não ser que você feche a boca para comida em excesso ou para doces, balas, chocolates e amido em grande quantidade. Por isso, antes de passar para as próximas dicas, entenda que você deve comer bem e de tudo, mas com moderação.

Passo 2: Faça atividades. Ao menos duas vezes por semana, comece uma caminhada. Vejo muitos casais novos aproveitando o momento de caminhada para compartilhar o seu dia. Chame alguém, uma amigo, pais, colegas de trabalho ou qualquer pessoa.

Passo 3: Coma pouco em casa, mas bem. Aqui em casa estamos fazendo apenas 4 colheres prontas de arroz e tres de feijão com muita verdura. Uma dica é guardar no fizer, por apenas uma semana, o arroz em potinhos pequenos, que dá para ser feito durante o dia.

Passo 4: como muito, durante todo o dia. Por fim, esta é a dica principal. De tres em tres horas, como algo. Faça as refeições principais e no intervalo delas, coma alguma fruta, ou outro alimento que não seja em excesso para poder matar a fome antes da próxima refeição.

Claro que isso deve ser feito com muita moderação. Como exemplo, sempre dê preferência para frutas durante as refeições, mas siga com precisão, sem falhar, a regra de comer de 3 em 3 horas. Assim você poderá comer naturalmente e com qualidade.

É demorado para se acostumar com uma alimentação em que se come pouco nas principais refeições e intercala com 3 horas. Mas em uma semana o hábito muda e você começa a comer sempre menos ou igual ao que precisa numa porção diária.

Bolo Pudim, receita e fotos

A dica de hoje é um receita sublime: Bolo Pudim. Encontrei essa receita na Web e acho que vale a pena compartilhar com vocês. Pela foto dá para ver que é maravilhoso, um sonho. Vamos todos fazer e depois comentaremos aqui, ok?

Ingredientes:

PUDIM:

  • 1 xícara de açúcar para o caramelo
  • Margarina para untar
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a lata do leite condensado como medida)
  • 4 ovos
Pudim e bolo

BOLO:

  • 150 g de manteiga ou margarina
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de achocolatado
  • 1 colher de fermento em pó Royal
  • ½ xícara de leite

Modo de preparo:

Faça o caramelo derretendo o açúcar em uma panela e espalhe-o em uma forma de pudim. Deixe esfriar e unte com margarina. No liquidificador coloque o leite condensado, as 2 latas de leite e 4 ovos. Bata e reserve. Em uma vasilha, bata a margarina com o açúcar, junte os 3 ovos restantes, mexendo depois de cada um. Junte a farinha, o achocolatado, o Royal e a ½ xícara de leite. Ligue o forno. Bata bem até a massa ficar bem cremosa, sem grumos.Pudim e Bolo

Despeje a massa na forma caramelizada e, por cima desta, delicadamente, o leite condensado batido com o leite e ovos. Leve ao forno em banho-maria por uma hora. Enquanto assa  a massa do bolo que estava debaixo irá subindo e assando até ficar crocante por cima! Retire, deixe esfriar. Leve à geladeira por umas três horas ou de um dia para o outro, e desenforme com cuidado.

Perfeito, não?! Comenta ai.

 

Receita do Pão de Queijo de Minas Gerais

A dica de hoje é a receita caseira e mais mineira do nosso famoso Pão de Queijo. Hoje estou inspirada e sortuda em achar receitas das coisas que mais amo. Realmente, Pão de Queijo, para nós mineiros, é uma tradição e, por mais que busquemos, não conseguimos achar uma origem certa sobre onde e como surgiu essa iguaria. Porém, estudando encontrei a explicação de que, inicialmente, o pão de queijo veio do biscoito de goma feito de mandioca, depois foi incluído a gordura de porco, ovos, leite e por ultimo o queijo.

Independente das mudanças ocorridas ao longo do tempo, o Pão de Queijo conquista e atrai pessoas do mundo todo. Atrelado ao nosso jeitinho de se assentar ao redor de uma mesa de madeira com cafezinho ou refrigerante e uma boa conversa, o Pão de Queijo ainda tem o poder de aproximar pessoas.

Pão-de-queijo-de-Minas

Ingredientes:

  • 500g de polvilho azedo
  • 1 copo (americano) de água
  • 1 copo (americano) de leite fresco
  • 1 copo (americano) de óleo
  • 2 ovos caipiras
  • 100g de queijo parmesão ralado + queijo minas picadinho
  • Sal (a gosto)

Modo de Preparo

Numa panela média, ferva a água, o leite, o óleo e o sal. Escalde o polvilho (jogando água quente) até conseguir sovar, ou seja, formar uma massa. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, as bolinhas de queijo minas e os ovos caipiras. Coloque na forma com auxílio de uma colher, ou se preferir, modele com cuidado em bolinhas. Para saber o ponto, observe quando estiverem douradinhos.

Gostou? Comenta ai.