Grávida pode viajar de avião? Dicas para facilitar

Geralmente não há nenhuma restrição para viagens de avião, porém se sabe que certos ambientes devem ser evitados, principalmente a certa altura da gestação.

É importante conversar com seu médico, especialmente se você tem pré disposição a determinados problemas de saúde como pré-eclâmpsia. Geralmente existe um tempo de corte que as companhia aéreas estabelecem como não viajar após 32 semanas de gestação.

Mas, se você ainda não está de 32 semanas ou mais e não tem doenças como a pré-eclâmpsia, vamos te dar algumas dicas para tornar suas viagens mais confortáveis e seguras:

  • Garanta bastante espaço, para que você possa esticar as pernas. Tente levar um travesseiro e colocá-lo embaixo das pernas para te ajudar com a circulação, evitando inchaço;
  • Para viagens longas, vale apostar em meias de compressão para ajudar, evitando inchaço e problemas de circulação;
  • Escolha assento próximo ao banheiro;
  • Leva uma garrafa d’agua com você e um lanche, como barra de cereal e goma de mascar, pois ajudam quando surgir aquela fome, evitando baixa de pressão ou falta de glicose, além de que a goma de mascar ajudam a evitar dor de cabeça por conta da altitude;
  • Não tome nada alcoólico, pois o álcool aliado a baixa de oxigênio podem te fazer ficar zonza;
  • Tente, sempre que puder, andar um pouco ou fazer exercícios nas pernas, para evitar problemas como trombose;
  • Use sapatos confortáveis e com o tamanho uma pouco maior, pois seu pé pode inchar e o sapato pode te machucar;
  • Flexione, estenda e gire o pé dez vezes para cada lado e massageie sua panturrilha de hora em hora.
  • Tenha com você seus exames de gravidez, cartão de plano de saúde e informe a companhia aérea e a tribulação sua condição para que eles tenham ciência de como você está e como podem te ajudar caso algo aconteça.

Gostou das dicas? Compartilhe a ajude outras mamães viajantes.

Efeito das drogas na gravidez

O uso de drogas (lícitas ou ilícitas) são prejudiciais em qualquer fase da vida, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Agora utilizar substâncias assim enquanto se está gerando um outro individuo é altamente prejudicial, principalmente para esse pequeno ser humano com poucas chances de se defender e em pleno desenvolvimento de toda a sua estrutura e capacidade (psicológica, física, neural)

Vamos descrever aqui o que cada uma das mais famosas substâncias podem causar (até onde se sabe, pois vários estudos já provam que os riscos e prejuízos são imensos, assim a medicina ainda está descobrindo alguns desses inúmeros prejuízos):

Cigarro

O fumo, seja passivo ou ativo, reduz o oxigênio e os nutrientes que são levados pela placenta para o bebê. Durante a gravidez aumenta o risco de sangramento, abrupção da placenta (descolamento), aborto e nascimento prematuro. Essa criança já é gerada com uma baixa absolvição de nutrientes e geralmente nasce abaixo de peso e vulnerável a inúmeras doenças, podendo vir a se tornar um indivíduo com problemas de saúde pela vida toda.

Álcool

O consumo de álcool pode levar a problemas mentais e físicos ao feto. Existe o que se chama de “Síndrome alcoólica fetal”, que pode atingir o bebê de forma que ele nasça pequeno e com defeitos congênitos. Os seus olhos ficam geralmente muito espaçados, um nariz plano e possível fenda palatina, além de poder apresentar certa dificuldade de aprendizagem no futuro.

Demos aqui mais espaços paras drogas lícitas, pois elas são amplamente consumidas e até estimuladas. Mas, agora alguns dos efeitos das drogas ilícitas:

  • Anfetaminas: Causa baixo peso ao bebê. Uma criança mais fraca e desnutrida;
  • Cannabis (maconha): Parto prematuro e com risco de anomalia cromossômica;
  • Cocaína: Parto prematuro, sangramentos, bebê com baixo peso ao nascer. Além de problemas psicológicos, de desenvolvimento e aprendizado;
  • Ectasy: Além dos possíveis efeitos sobre a mãe, como desidratação e mudanças de personalidade, o uso de ectasy pode aumentar os riscos de aborto, sangramento e descolamento de placenta.
  • Heroína e metadona: Peso baixo para o bebê, parto prematuro. Após o parto o bebê pode ter sintomas de abstinência, risco de convulsões, risco de morte súbita;
  • LSD: Defeitos de nascimento.

Esses são problemas que a medicina já detectou, porém já se percebe vários problemas emocionais aos indivíduos que foram gerados em contato com essas substâncias tão perigosas, como transtorno de ansiedade e de personalidade pânico, depressão entre outras doenças emocionais.

Mudança na pele, unha dentes e cabelo na gravidez

Quando se está grávida obviamente várias mudanças começam a acontecer. São muitos hormônios atuando para que o bebê se desenvolva e então algumas mudanças na aparência começam a ficar nítidas. Algumas alterações são boas e outras nem tantos.

Aparência e pele

O sangue extra que circula no seu corpo pode fazer sua pele reter mais umidade, ficar mais flexível e com menos manchas. No entanto, hormônios da gravidez podem provocar problemas em certos tipos de pele; o estrogênio desacelera a produção de óleo, seca a pele e e escurece sardas. Você deve suspender medicamentos antiacne durante a gestação, pois alguns podem ser nocivos e deve aumentar a hidratação com produtos corretos.

Para quem tem pele oleosa normalmente use adstringente como parte da sua rotina de maquiagem e limpeza de pele e também use hidratante específico para pele oleosa, além de evitar lavar o rosto mais de duas vezes ao dia.

Para quem tem pele seca evite usar sabonete que podem ressecar mais a pele. Use bastante hidratante ou óleos de banho, loções de bebê e tome banho com água morna e não quente.

Mantenha- se sempre hidratada e evite estrias

Cabelo

Quando se está gravida o seu cabelo fica na fase de crescimento, o que significa que ele pode ficar mais grosso e brilhante. Para algumas mulheres isso é muito bom, já que seus cabelos ficam mais bonitos. Mas algumas mulheres sentem que não conseguem tratar seus fios e nem domá-los. Se você for desse grupo de mulheres que está com dificuldade de cuidar dos cabelos, talvez seja uma boa hora de apostar num corte mais curto, mudar o cronograma capilar, o tipo do xampu e usar algo mais hidratante e suave. Já depois do nascimento é normal que haja uma queda brusca de cabelo por conta da alteração hormonal e, às vezes, da anestesia. Converse com seu médico e peça a ele dicas de suplementação de vitaminas, para já te ajudar a prevenir no futuro essa queda de cabelo.

Dentes e gengivas

Assim que você engravida, marque uma consulta com seu dentista. A gravidez afeta suas gengivas, tornando-as esponjosas e inclinadas a infecções. Então é importante ter seus dentes examinados e higienizados regularmente. Você deve dizer ao dentista que está gravida, pois não deve fazer exames que passem pelo Raio X e nem tomar anestesia.

Unhas

Elas podem crescer mais rápido durante a gravidez ou se tornarem mais frágeis. Se esse for o seu caso, mantenha-as curtas e use luvas quando estiver fazendo trabalhos domésticos. Veja com seu médico também suas dosagens hormonais e verifique sua alimentação, para te ajudar a manter suas unhas mais saudáveis.

Gostou das dicas? Comenta ai e nos ajude a fazer um conteúdo cada vez melhor para você. Compartilhe essas dicas!

Comer melhor na gravidez – dicas para uma gestação saudável e sem exageros

Há cuidados que só a mãe pode ter, pois durante a gravidez e a lactação só a mamãe é responsável por oferecer ao filho todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento saudável. Tudo o que for benéfico para o bebê é consequentemente benéfico para a mamãe.

Tente esquecer a idéia de que grávida deve comer por dois, pois nessa mentira pode colocar você e seu bebê em perigo, uma vez que o sobrepeso e excesso de alguns alimentos podem desenvolver doenças como diabetes gestacional, hipertensão, além de dores no corpo que, ao final da gravidez, trarão muito incomodo. O segredo está na qualidade e não na quantidade.

É recomendado que a grávida consuma 300 calorias a mais por dia somente a partir do segundo trimestre.

Gravidez com saúde

Mantenha uma dieta saudável, variada e balanceada. Evite a todo custo refrigerantes, excessos de doces e outros alimentos que contenham açúcar, além de frituras e carnes gordurosas, embutidos, pães, massas.

Dicas para comer melhor

  • Faça ao menos 3 refeições principais (café, almoço e janta) e dois lanches saudáveis por dia, comendo de 3 em 3 horas;
  • Beba muita água, no mínimo 2 litros, isso te ajudará inclusive a reduzir o risco de ter estrias, pois uma pele hidratada diminui o risco do aparecimento delas;
  • Prefira cereais e alimentos integras (pães e massas integras);
  • Consuma muita fibra para te ajudar a não ter prisão de ventre (aveia, linhaça, chia, feijão, lentilha). Mas não se esqueça da água, pois a combinação dos dois (água e fibras) é que vai te ajudar a melhorar caso você tenha prisão de ventre;
  • Descasque mais e desembale menos. Prefira frutas e alimentos fresco ao invés de bolachas, biscoitos e outros alimentos processados;
  • Quanto mais colorido o seu prato for melhor. Com isso, inclua alface, tomate, pepino e bastante legume nas suas refeições principais.
  • E caso você não goste de alguma verdura ou fruta, tentei fazer sucos, pois é mais fácil de ingerir, como suco de couve com limão e maça, abacaxi com beterraba e ou laranja com cenoura.
  • Fale com seu médico para que ele te indique a ingestão correta de Ômega 3 e Ácido Fólico, pois é super importante para a formação do sistema nervoso do bebê.
Cereais na gravidez são muito importantes

O que não comer na gravidez

  • Carnes mão passadas e/ou cruas, pois você deve evitar os transmissores de bactérias. Então evite comida japonesa;
  • Não consuma bebida alcoólica e nem cigarros;
  • Evite refrigerantes, suco industrializados e biscoitos recheados, pois possuem muito açúcar;
  • Cuidado com chás, tenha certeza que o chá que você deseja consumir pode ser consumido na gravidez. Chás como de hibisco, alecrim e canela não devem ser consumidos;
  • Reduza a quantidade de sal nas refeições;

Gostou das dicas? Comenta ai e nos ajude a fazer um conteúdo cada vez melhor para você. Compartilhe essas dicas!

Mala do bebê para maternidade: o que levar

O grande dia está chegando e você precisa se prepara com antecedência para não esquecer de nada que seja verdadeiramente importante.

No dia do nascimento de uma criança são tantas preocupações que não é legal perder tempo com detalhes que podem ser preparados de antemão. Com certeza se você se programar poderá curtir o dia com muita alegria, conforto e comodidade.

Então, vamos à lista que você precisar levar na mala de maternidade do bebê:

  • 1 Mala de maternidade para o bebê;
  • 2 Casaquinhos de lã ou malha;
  • 3 Pagãos;
  • 3 Mijões;
  • Fraldas descartáveis;
  • Lenços de limpeza;
  • Pomadas para assaduras;
  • 6 Fraldas ou toalhinhas de boca;
  • Escova para cabelo
  • 3 Macacões compridos;
  • 3 Pijamas;
  • 2 Mantas de Algodão;
  • 3 Pares de meias;
  • 2 Toalhas;
  • 1 Gorro (se tiver frio);
  • 1 Par de Luvas;
  • 1 Roupas para o bebê sair do hospital.

Gostou das dicas? Comenta ai o que não pode faltar na mala do seu bebê e ajude outras mães!

Mala da mamãe para maternidade: o que levar

O dia da chegada de um bebê é um dia cheio de expectativas e apreensões. Então é importante se prepara com antecedência para que nada esteja em excesso, para não atrapalhar, mas principalmente nada falte no momento, o que pode chegar transtornos de última hora.

Pensando nisso, preparamos uma lista de coisas que são muito importantes para a futura mamãe levar para a maternidade.

Vamos focar no conforto e na praticidade dessa mala de maternidade para a mamãe, ok?

Mala da maternidade da mamãe:

  • 1 Bolsa de Maternidade;
  • 3 Camisolas ou pijamas com abertura (para facilitar a amamentação);
  • 5 Calcinhas com cintura alta;
  • 3 Sutiã de amamentação;
  • Protetores de seio;
  • 2 Toalha
  • 1 Robe;
  • 1 Par de chinelos ou pantufas;
  • 1 Roupa para saída do hospital;
  • Nécessaire com: sabonete, xampu, condicionador, escova de dente, creme dental, maquiagem, lenços umedecidos, prendedores de cabelo, desodorante sem perfume, cremes anti- estrias sem perfume, pente ou escova de cabelo;
  • Absorventes especiais;

Leve também:

  • Seus documentos e do seu acompanhante;
  • Exames;
  • Receitas de medicamentos tomados durante a gravides;
  • Telefone do médico;
  • Carteira do convênio e autorizações que são exigidas de acordo com seu plano de saúde;

Vale lembrar:

  • Enfeites de porta;
  • Lembrancinhas;
  • Máquina fotográfica;
  • Carregador de celular;

Gostou da dica? Comenta ai, o que não pode faltar para você!

Riscos ao doar óvulos

No Brasil a doação de óvulos precisa seguir algumas regras, como:

  • Doação deve ser voluntária e não pode haver negociação monetária envolvendo o procedimento;
  • Para doação compartilhada, só poderão doar mulheres que estão em tratamento para engravidar;
  • A mulher que gerou o bebê sempre será considerada a mãe da criança;
  • Em casos de barriga solidária, a beneficiária do procedimento é que será considerada mãe;

No Brasil, um procedimento de fertilização in vitro particular custa entre R$ 16.000,00 a R$ 30.000,00 (dependendo, é claro, de vários outros fatores). Porém, várias clínicas de fertilidade tentam facilitar o encontro de mulheres que sonham com o desejo de ser mãe a outras mulheres que também possuem esse desejo, porém não podem arcar com o alto custo.

Isso é chamado de doação compartilhada: uma mulher saudável, com idade de até 35 anos, que possui dificuldade de engravidar por parte do parceiro (no caso o homem é infértil) e que não tem condições financeiras de arcar com o tratamento compartilha seus óvulos com uma outra mulher que precisa desse material para engravidar.

A mulher receptora (que receberá o óvulo) analisa o perfil da doadora com base no banco de dados dos estabelecimentos. As clínicas que realizam essa ponte (mãe receptora com mãe doadora) exigem que a doadora preencha uma ficha com várias perguntas relacionadas a sua vida, escolhas, preferências, bem como características físicas tais como: cor da pele, dos olhos, altura, peso, preferências de lazer, se pratica ou não atividade física, grau de escolaridade, histórico de doenças na família, religião, além claro, apresentação de uma série de exames médicos. Com isso em mãos, a receptora faz a escolha de qual “tipo de DNA e pessoa” ela prefere escolher para ser seu bebê.

Uma coisa importante para quem vai doar seus óvulos é saber que esse procedimento no Brasil é permitido somente para mulheres que também desejam engravidar. Não é como doar sangue no hemocentro da sua cidade. A doação de óvulos demanda muito da mulher doadora, além de haver riscos a sua saúde. Assim, somente deve ser feito por aquelas que já estão em tratamento para engravidar e que só poderiam realizar esse sonho da maternidade por meio de fertilização in vitro.

Principais problemas decorrentes da doação de óvulos:

  • Síndrome da Hiperestimulação do Ovário (SHO). Essa síndrome pode causar desde enjoos fortes durante e depois da administração das injeções de homônimos e estimulantes para ovulação até trombose e esterilidade. Por isso, é muito importante procurar uma clínica idônea e responsável, que saiba administrar as doses certas dos medicamentos (que são muitos e fortes), que se preocupe em cuidar da saúde da doadora e não somente visando fazê-la gerar o maior número de óvulos possível.
  • Torção de ovário. A torção é algo raro, mas que pode acontecer com mulheres que passam por tratamentos de infertilidade. É quando a trompa torce sobre o próprio ovário cansando um “infarto” desse ovário. O caso só é solucionado por meio de cirugia de videolaparoscopia e a mulher corre o risco de perda desse ovário se não for socorrida a tempo.
  • Distúrbios hormonais;
  • Inchaço
  • Depressão;
  • Aumento ou diminuição de preso, entre outros problemas.

Além dos problemas físicos e emocionais que tratamentos hormonais podem causar, existe também o fator ético que deve ser levado em consideração. Muitas mulheres não estão preparadas para viver com o fato que haverá um ou mais ser humano, que possui metade do seu DNA, vivendo com outra família e que não se pode conhecer, às vezes nem saber se realmente existe. Uma vez que o óvulo é doado, a doadora não pode ter qualquer contato ou informação relacionado a esse potencial individuo. Isso, para algumas pessoas, pode causar sofrimento se não for bem administrado e compreendido.

Doação de óvulos para mulheres que não podem engravidar e só conseguem realizar esse sonho por esse caminho é um ato de amor. Doar a possibilidade e a viabilidade de uma mulher realizar o desejo da maternidade é um privilégio, porém isso deve ser realizado dentro de protocolos rígidos, em clínicas idôneas e legalizadas, avaliando principalmente a saúde e bem estar das mulheres envolvidas. Nunca admita passar por qualquer tratamento ou procedimento médico em um local clandestino e de maneira inadequada.

Resolver problemas com ingressos da turnê Sandy e Junior: Nossa História

Todos esperavam que um dia Sandy e Junior voltariam a cantar juntos. Seja um retorno da dupla ou somente uma celebração, era sim sabido que esse dia iria chegar. Mas, o que ninguém esperava é que esse retorno fosse nesse momento e causaria tanto tumulto.

Antes mesmo do anúncio da turnê vários rumores e spoiler foram divulgados na internet, como os nomes de parceiros (Cartões Elo e Chevrolet), além das cidades onde aconteceriam os shows.

Na coletiva de imprensa alguns pontos foram esclarecidos e uma grande decepção se confirmou: Não haverá gravação de DVD! Um choque, uma vez que serão somente 12 shows confirmados até aqui. Então, o que restará para a grande maioria dos fãs que não poderão ir aos shows por quais forem os motivos?

Com isso, uma fila de fãs se formou nos locais de vendas e principalmente nas filas online do site ingressorápido.com.br, parceiro e site oficial de venda dos ingressos. A fila de espera para comprar o ingresso online de Sandy e Junior chegou a incríveis 400.000 pessoas aguardando.

Dai para os problemas mais graves acontecerem foi um pulo: reclamação no Procon, cambistas revendendo ingressos a preços astronômicos, ingressos sendo vendidos em sites internacionais, reclamação de fãs que compraram o ingresso, não receberam a confirmação, mas o valor foi debitado no cartão, além de que em vários locais as entradas se esgotaram em 30 minutos no dia da abertura da venda geral.

Então se você passou por alguns dos problemas citados e precisa ter certeza de que sua compra foi confirmada no site ingressorapido.com.br clique aqui para saber como solucionar esses problemas e entrar em contato com a empresa revendedora dos ingressos.

No mais, com tantos problemas, é importante você se garanta. Salve todas as informações a respeito das negociações da sua compra. Salve e-mails de confirmação, extrato do seu cartão ou qualquer outro documento emitido que comprove a negociação da sua entrada. Pois, com tanta desorganização por parte dos revendedores, só no dia do show você terá certeza que poderá realmente assistir a apresentação e no lugar que você comprou. Caso isso não aconteça, é com essas informações que você poderá procurar o Procon.

Como serão as Eleições 2016

O Brasil está no meio de uma imensa disputa política, mergulhado num ambiente de crise financeira, com taxas de desemprego elevadas, taxas de produtividade e consumo caindo e desmoralização, além de rebaixamento de notas de investimentos em agências de classificação de risco, o que piora a situação onde não há investimento estrangeiro no pais.  E no meio disso tudo teremos eleições municipais em 2016.

Nas eleições municipais desse ano escolheremos nossos representantes nas prefeituras, no cargo de prefeito e também no legislativo, no cargos de vereadores.

Mas, como serão as Eleições 2016? É importante você saber e preparar para se organizar.Eleições 2016

Em primeiro lugar é importante você se preparar para as Eleições de 2016, principalmente se você mudou de município e/ou Estado. Deve procurar o Cartório Eleitoral o mais rápido possível e regularizar local de votação, título eleitoral e também fazer o cadastramento biométrico, pois vários serão os local de votação onde haverá o voto por digital. Não se esqueça que se houve qualquer pendência com a Justiça Eleitoral, a pessoa será restrita de vários benefícios (não poderá tomar posse em cargos públicos, não poderá fazer empréstimos) e deve pagar uma multa por não justificativa da ausência no dia da votação. O prazo para tirar o título de eleitor é até 4 de maio de 2016.

As eleições serão no dia 02 de outubro (primeiro domingo do mês). Já em caso de segundo turno, ocorrerá somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, assim acontecerá no dia 30 de outubro, no último domingo do mês.

CalendárioComo serão as Eleições 2016
4 de maioPrazo final para o eleitor regularizar-se com a Justiça Eleitoral (tirar o título de eleitor, pedir transferência de domicílio, regularizar sua situação ou solicitar a transição para uma seção eleitoral especial).
13 de junhoInício do período para nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico;
5 de julhoOs candidatos podem começar a fazer propaganda intrapartidária. É proibido o uso de rádio, televisão e outdoor.
20 de julhoOs partidos são autorizados a promover convenções para definir seus candidatos.
3 de agostoPrazo para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral.
15 de agostoData limite para os partidos e as coligações registrarem seus candidatos.
16 de agostoEstá autorizada a propaganda eleitoral. A campanha começa.
26 de agostoInício do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
13 de setembroÚltimo dia para que os partidos políticos, as coligações e os candidatos enviem à Justiça Eleitoral os gastos de campanha dos candidatos.
15 de setembroDivulgação do relatório das receitas em dinheiro coletados pelos partidos e pelos candidatos para patrocinar as campanhas.
17 de setembroData a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.
22 de setembroÚltimo dia para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor dentro do seu domicílio eleitoral.
27 de setembroData a partir da qual nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal por crime sem fiança ou por desrespeito a salvo-conduto.
29 de setembroFim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
30 de setembroTermina o período de exibição de propaganda eleitoral paga.
2 de outubroPrimeiro turno das eleições.
28 de outubroÚltimo dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e da propaganda paga na imprensa escrita.
30 de outubroSegundo turno das eleições.

Foto: José Cruz/Agência Brasil 04/09/2014- Brasília- DF, Brasil- O presidente do TSE, Dias Toffoli, conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro.

Lembrando que as alterações para as Eleições desse ano são em relação a datas para início da campanha e a data-limite para candidatos se filiarem às suas legendas, além da formatação da própria campanha de marketing de cada candidato, exemplo:

  • Houve mudança no período que cada candidato terá na Propaganda Eleitoral da TV;
  • Nas propagandas eleitorais, não poderão haver efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados;
  • Não pode ser usada nenhum carro com músicas (jingles) de candidatos no dia da votação;
  • Proibido envelopar carros com publicidade de campanha.

Há também a mudança que ainda esta em discussão no Congresso Nacional, que foi o veto da presidente Dilma no item que permitia o financiamento empresarial de campanha. Se o veto da presidente Dilma for mantido, não haverá doação de empresas para campanhas das Eleições 2016.

Gostou? Comenta ai.

Dicas de inscrição para ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2016) se reorganiza para mais uma edição agora em 2016. O exame é o marco para todo estudante que tenta adentrar em uma universidade pública e também particular. Muitas universidades estão usando a nota do ENEM para, não só formar as turmas e ingressar os alunos nos cursos, mas também para fornecer bolsas de estudos e descontos em mensalidades.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é  instituto responsável pela organização da prova está preparando o edital que tem previsão para ser lançado na segunda quinzena de Abril/2016.

As inscrições para o ENEM 2016 devem ter início na primeira quinzena de maio, de 09 a 20 de maio e algumas coisas mudaram do ano passado para esse ano:

  • Esse ano a taxa de inscrição sobe de R$ 65,00 para R$68,00;
  • A taxa de inscrição deve ser paga nas agências, lotéricas, correios;
  • A data máxima para pagamento das taxa é até as 21h59min do dia 25 de maio;
  • Data das provas: 5 e 6 de novembro, por causas das eleições 2016;Enem 2016

Para fazer as inscrições para o ENEM 2016 você deve ficar de olho ainda esse mês no site http://www.inep.gov.br/ que é o site do Inep, órgão do Governo Federal responsável pela prova e acompanhar o edital, verificando todas as informações necessárias para sua inscrição. No período do dia 09 ao dia 20 de maio você deve acessar o referido site e munido dos seus documentos pessoais fazer a inscrição. Haverá um formulário que deve ser preenchido, não deixando de preencher o local de e-mail, pois é através do e-mail que o Inep irá se comunicar com o candidato. Uma das opções que também devem ser preenchida é a de opção de prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Além disso, também é necessário escolher qual município em que se deseja fazer a prova.

É extremamente importante preencher os dados do formulário de inscrição prestando atenção a veracidade das informações, pois o Inep não se responsabilizará for informações falsas que constarem no formulário de inscrição e tudo deverá ser devidamente comprovado.

No ato da inscrição é também gerado uma senha de acesso ao local do candidato, onde constarão informações importantes e onde o candidato poderá imprimir fichas e outras informações. Essa senha e o número de inscrição deve ser guardados com cuidado e de responsabilidade do candidato.

No que diz respeito a Isenção da Taxa de Inscrição de R$68,oo, todo o aluno do ensino médio de escola pública que esteja concluindo o ensino médio já é automaticamente isento da taxa.

Mas, caso não seja esse seu caso, o procedimento para solicitar isenção é:

  • No ato da inscrição no site do Inep, você deve preencher o formulário de declaração de carência, onde declarará que a renda familiar bruta mensal é de até um salário mínimo e meio por pessoa, aproximadamente R$1100,00.
  • Quem requereu o direito de isenção ano passado e não compareceu a prova perde automaticamente o direito de isenção esse ano. Para provar que houve motivo de força maior deverá comprovar ao Inep que vai averiguar caso a caso e pode negar o pedido.

Para requerer o Cartão de Confirmação de Inscrição você deve ficar de olho no site do Inep, pois lá ficará disponibilizado o cartão semanas antes da prova.

Outras informações importantes:

INSCRIÇÃO  –  9 de maio até 20 de maio

PROVA – 5 e 6 de novembro

PORTÕES – Abrem às 12h; fecham às 13h

TEMPO DE PROVA – Sábado: 4 horas e 30 minutos  e  Domingo: 5 horas e 30 minutos

PROVAS – No dia 5 de novembro (sábado) provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6 (domingo) provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática;

TAXA DE INSCRIÇÃO – R$ 68

PAGAMENTO DA TAXA  –  Até 25 de maio em bancos e lotéricas.

Links importantes para você que esta interessado em fazer a Inscrição para o ENEM 2016:

http://www.inep.gov.br/

http://portal.inep.gov.br/

Gostou? Comenta aí.