Berinjela emagrece e previne doenças: dicas e receita

A berinjela é conhecida por conter poucas calorias e por isso ajuda no emagrecimento, se usada para substituir outros alimentos calóricos. Ela é composta de 92% de água, possui pequenas quantidades de vitamina B5 – protege a pele, ajuda a regularizar o sistema nervoso e digestivo –  e sais minerais (cálcio, fosforo e ferro) – ajuda na formação dos ossos e dentes, músculos e na coagulação do sangue.

Como escolher: As berinjelas mais saborosas são aquelas mais pequenas e  firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes e são mais amargas.

Berinjela

Como tirar o sabor amargos da berinjela: Salgue-a antes do preparo (cozimento), corte-as, salgue e deixe descansar por meia hora. Lave depois e deixe secar.

Não frite a berinjela: Ela tem um textura esponjosa e por isso absorve muita gordura (4 vezes mais que a batata frita), por isso cuidado.

Prevenção de doenças: A berinjela tem alguns componentes que atuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arteosclerose e assim também alguns problemas referentes ao fluxo de sangue. Ela ajuda nos tratamentos de Gota, Reumatismo, Asma, Diabetes, Inflamações na pele, Artrite e bronquite.

Além dessa doenças, a berinjela pode ajudar combater problemas digestivos e no fígado, pois ela tem ação nutritivo, digestiva e laxante, por isso é indicada para casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. Também é ótima para prevenir a hipertensão reduzindo o colesterol.

Dica: Berinjela junto do suco de laranja, em jejum ou deixá-la de molho, na geladeira, e beber a água aos poucos durante o dia também ajuda no controle do colesterol.

Receita:

Berinjela Assada

Ingredientes:

6 berinjelas pequenas
1 colher (sopa) de vinagre
1 xícara (chá) rasa de pão italiano ralado
1 ovo
1 clara
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de orégano
3 fatias médias de queijo minas fresco
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Berinjela Assada

Preparo:

Corte as berinjelas ao meio e cozinhe por 15 minutos em água temperada com o vinagre. Escorra e deixe esfriar. Bata ligeiramente os ovos e misture com pão ralado, salsa, orégano e sal.

Escave as berinjelas, reservando as cascas e misture o miolo com os ingredientes acima. Forre a casca de cada berinjela com metade da fatia de queijo e coloque a massa de berinjelas por cima, polvilhe parmesão e leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido para dourar, por cerca de 20 minutos.

Gostou? Comente ai.