Iogurte Grego caseiro, super fácil

Para quem ama iogurte grego essa ideia vai te conquistar. Geralmente, esse produto comprado pronto é bem caro, uma cartela com quatro potes pequenos custa até R$8,00 e é consumido rapidamente. Então, se você ama iogurte grego (como eu ) e quer economizar (como eu) uma ótima ideia é fazer esse iogurte em casa de uma maneira bem mais barata.

O modo de preparo é bem semelhante ao da qualhada caseira que fazemos. O maior problema é somente o tempo que o produto deve descansar. Em uma primeira etapa deve descansar 8 horas e depois, na segunda etapa 8 horas ou mais. Mas, o resultado é ótimo e mais barato que comprar pronto.

Ingredientes:

2 litros de leite integral/ desnatado

1 pote de iogurte integral natural

Adoçante a gosto

1 colher de sopa de essência de baunilha.

iogurte grego feito em casaModo de preparo:

Ferva os dois litros de leite até o ponto que ele começar a subir. Desligue o fogo e quando o leite estiver em uma temperatura de 40° (para saber a temperatura sem termômetro é só pegar em uma colher um pouco do leite e colocar seu dedo, se ele conseguir permanecer no leite aproximadamente 10 segundo esta na temperatura ideal).Depois disso, transfira o leite para uma vasilha de vidro com tampa (que fique bem vedado) e mistura bem como  iogurte integral natural. Depois, tampe essa mistura e leva deixe descansando um local fechado e protegido (de preferência dentro do formo desligado é claro, envolto em um cobertor ou dentro de um isopor) por 8 horas, mais que isso corre o risco de ficar acido.

Depois desse tempo de 8 horas de descanso a qualhada estará ponta, mas para ficar como o iogurte grego você precisa escorrer o soro que fica dessa mistura. Então pegue um escorredor de arroz, um pano de prato limpo e outra vasilha onde o soro deve escorrer. Cubra o escorredor com pano de prato e coloque os dois sobre a vazilha e escorra o leite dentro do pano. Essa mistura deve ficar assim por mais 8 horas escorrendo sozinha para ganhar a consistência ideal.

Passada as 8 horas é só retirar a mistura que ficou no pano (iogurte grego) adicionar adoçante e um colher da sopa de essência de baunilha. O soro que sobrar você pode usar para fazer bolos ou jogar fora caso não seja útil pra você.

Para mais detalhes acompanhe esse vídeo:

Gostou? Comente ai.