MTE Mais Emprego

O objetivo do portal MTE Mais Emprego é fornecer meios para aquele que está desempregado ou a procura de um novo trabalho possa ser informado sobre vagas, cadastros e meios para ingressar em um serviço público abrangido por todos os estados da federação. Veja abaixo os benefícios para o trabalhador:

Requerimento de Seguro Desemprego: Através do PIS-PASEP, o cadastro de todo trabalhador para fundos do governo, é possível requerer o seguro dado a quem foi despedido sem justa causa. Antes do processo, será necessário fazer uma consulta para somente depois chegar a sessão dos formulários.

PIS/Abono Salarial: O abono salarial é liberado para aqueles trabalhados que já completaram 5 anos de carteira assinada, independente da quantidade de meses trabalhados. Não são todos que recebem e há regras como o limite de ter recebido ou estar recebendo dois salários mínimos no ano vigente do abono.

Classificação Brasileira de Ocupações: A consulta do CBO é realizada através do site do MTE Mais Emprego e abrange as categorias de trabalhos em todo o Brasil.

Por fim, para fazer consultas de vagas disponíveis pelo Mais Emprego deve-se fazer um cadastro para futuro login dentro do sistema em que as regras do formulário são:

  1. ter no mínimo 14 anos de idade;
  2. informar o e-mail;
  3. informar PIS/PASEP/NIS/NIT;
  4. CPF, RG;
  5. CTPS (número da carteira de trabalho).

De posse da senha e login, o usuário poderá consultar oportunidades de emprego e de estágio fornecidas de modo a não ficar ocioso ou se ater ao seguro desemprego. Será possível também imprimir um currículos através de um modelo pré-definido pelo Governo Federal.